segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CHÁ VERDE....CURIOSIDADE E ESCLARECIMENTOS


 Chá Verde

Bom, hoje eu vou falar um pouco sobre uma ervinha que tá virando moda entre as dietas: O Chá Verde. O Chá verde feito com as folhas tem um sabor amargo, mas sendo preparado direitinho, não fica tão ruim o gosto.
E hoje em dia tem as versões aromatizadas, que não são tão eficazes, mas ainda assim ajudam. Aprenda a tomar algumas xícaras de chá verde todos os dias, vale a pena, pois tem muitos benefícios, sendo que o melhor de todos é que ajuda a emagrecer.
Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de pessoas obesas. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.
Mas não adianta tomar dois golinhos por dia e comer um monte de chocolates, achando que o chazinho vai fazer um milagre. É preciso tomar pelo menos 5 xícaras por dia e aderir a uma dieta balanceada, eliminando as calorias desnecessárias (se você puder ir a um nutricionista para que ele trace uma dieta especial para você, ótimo! Quem não puder, deve tentar balancear o prato, contando as calorias e tentando incluir todos os grupos nutritivos). A combinação de um cardápio balanceado + as 5 xícaras de chá verde por dia, pode ajudar a emagrecer 5kg em até 15 dias!

Outros Poderes do Chá Verde

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.
Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí.

O jeito certo de preparar

Existem alguns segredos para preservar o princípio ativo da erva: 
  1. Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo.
  2. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água) e abafe por 2 ou 3 minutos.
  3. Depois é só coar e tomar.
Algumas dúvidas sobre o chá verde

Quantas xícaras devo tomar por dia?
De 5 a 6 xícaras, mas se tomar mais, não tem problema. Só evite tomar a noite, pois como contém cafeína, pode atrapalhar no sono.

Qual a temperatura ideal?
De manhã, o ideal é tomar morninho. Mas durante o dia pode ser como preferir, quente, morno, gelado. E a qualquer hora do dia.

Posso adoçar o chá verde?
Se for adoçar, evite o açúcar refinado e o cristal. Utilize ou açúcar mascavo ou mel. Se for utilizar adoçante, o mínimo de gotas possível, para não interferir com o princípio ativo.

O Chá de saquinho funciona?
Hoje em dia, fica mais fácil e prático utilizar o saquinho ao invés da erva. E o saquinho tem umas versões que já vem aromatizadas. Mas no caso dele, vem as folhas, o talo, as flores. Então, como o princípio ativo está mais presente nas folhas, ele acaba sendo mais fraco do que o chá com as folhas. Mas também serve, não tem problema.

E as cápsulas?
Todas as substâncias químicas que são manipuladas em laboratório, são consideradas fármacos, e como tais, devem ser usadas com recomendações médicas. O princípio ativo está em doses muito concentradas nas cápsulas, e consumi-las indiscriminadamente pode levar a uma intoxicação grave.




  • Um saquinho de chá preto (2 g) contém 2 calorias.
  • Um copo de chá de maçã (200 ml) contém 78 calorias.
  • Um copo de chá de pêssego (200 ml) contém 76 calorias.
  • Um copo de chá de limão (200 ml) contém 74 calorias.

3 comentários:

  1. tipo, é uma pena que eu não curta muito chá vede, eu vomito só com o cheiro

    ResponderExcluir
  2. vamos fazer NF quarta 00h? até sexta quando acordarmos? Responde nos meus comentarios. bjs

    ResponderExcluir